De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Implante Capilar já se tornou o terceiro procedimento mais procurado por homens brasileiros, o que evidencia a importância cada vez maior desta técnica. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a esse procedimento, como o pós-operatório, o tempo de espera para obter os resultados do implante, e dentre outras.

Para solucionar essas e outras dúvidas, confira o guia a seguir.

Como identificar a necessidade de um implante capilar?

O Implante Capilar é indicado para homens, e também mulheres, diagnosticados com alopecia. Dentre as causas mais comuns, está a calvície androgenética. Além disso, o procedimento pode ser benéfico para os indivíduos que possuem outros tipos de calvície, como as cicatriciais, cicatrizes na barba, sobrancelhas ou no bigode.

O ideal é procurar um especialista da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar – ABCRC logo ao perceber os primeiros sinais da calvície, ou ao observar perdas capilares intensas, pois quanto antes forem tratados, melhores serão os resultados.

Quais são as principais técnicas de transplante capilar?

Temos duas principais técnicas de transplante capilar: a FUT (também conhecida como a da tira de cabelo) e a FUE. Dentre elas, a mais utilizada nos dias de hoje é a técnica FUE (do inglês, “follicular unit extraction”), que corresponde a extração de unidade folicular (UF).

Implante Capilar – Técnica FUE

Implante Capilar – Técnica FUE

Desenvolvida nos Estados Unidos em 2002, essa técnica retira os folículos capilares de uma área doadora do paciente, para então, re-implantá-los na região afetada pela calvície, folículo por folículo.

Primeiramente, é feita uma incisão ao redor das Uf’s, que varia de 0,8mm a 1mm, para promover a retirada das mesmas. Cabe lembrar que os folículos precisam ser retirados de forma intacta para garantir a saúde e o potencial de crescimento dos fios transplantados.

Como a técnica FUE não deixa nenhuma cicatriz linear, o que era comum na técnica FUT, os pacientes que escolhem essa técnica ganham mais liberdade para escolher o seu corte de cabelo, sendo possível inclusive deixar o cabelo mais curto, pois as cicatrizes são puntiformes e mascaradas pelo cabelo que é deixado na área doadora.

As áreas mais comuns de onde se retira as UFS são a cabeça (nuca e laterais), tronco anterior, posterior, barba e membros (body hair).

Técnica FUE de implante capilar

Técnica FUE de implante capilar

Existem riscos durante a cirurgia de transplante capilar?

Cada técnica de transplante capilar demanda cuidados específicos, mas de forma geral, esse é um procedimento que permite uma recuperação rápida e não apresenta riscos maiores ao paciente.

No caso da técnica FUE, a mesma é classificada como minimamente invasiva, e permite que o paciente seja liberado no mesmo dia em que o procedimento for realizado.

É de suma importância a realização de exames pré-operatórios, mesmo que a cirurgia seja feita com anestesia local.

No centro cirúrgico, o paciente costuma ter o acompanhamento de um anestesia, que realizará a sedação durante o ato cirúrgico, para maior conforto e que não sinta desconforto durante o procedimento. Este costuma ser longo e demorar entre 8 e 10 horas. Esse tempo de duração se deve a precisão necessária para retirar os folículos intactos e transplantá-los para a área receptora, algo que faz toda a diferença para a restauração capilar do paciente (trabalho artesanal).

Como funciona a recuperação após a cirurgia?

Como mencionado anteriormente, a recuperação dos implantes capilares costuma ocorrer de forma rápida e tranquila. em poucos dias, o paciente já não apresenta qualquer sinal de ter realizado um procedimento cirúrgico, sendo possível retornar ao trabalho em um ou dois dias, por exemplo.

No dia seguinte ao procedimento, já é recomendado lavar o cabelo, utilizando uma técnica adequada de lavagem especial e alguns cuidados explicados em detalhes pelo especialista responsável pelo transplante. Além disso é preciso:

  • Esperar 10 dias para utilizar capacetes,
  • Não entrar em piscinas, cachoeiras, rios ou no mar por cerca de 15 dias,
  • Evitar o contato com o sol na região transplantada pelo período mínimo de um mês,
  • Fazer drenagens linfáticas e ledterapia nos primeiros dias após o transplante,
  • Tomar os medicamentos indicados pelo especialista.

Veja tabém: Protocolo Crescimento e Restauração Capilar Araujo & Perali

Quanto tempo é necessário esperar para ter o resultado final?

Após o procedimento cirúrgico, é normal que os fios transplantados caiam por volta dos 20-30 dias (os folículos não caem, somente os pêlos) e depois cresçam novamente, depois do segundo mês.

Cada caso possui características próprias, mas cerca de sete meses após a intervenção já é comum observar metade do resultado, que pode melhorar até o 12º ao 14º mês.

Em relação à durabilidade do transplante, o mesmo oferece resultados permanentes, quando realizado de maneira correta. Cabe lembrar que o paciente precisa tratar clinicamente a queda dos cabelos nativos, não transplantados, para diminuir a velocidade de queda dos mesmos (a calvície é evolutiva).

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo com o seu grau de calvície:

    1 - Mínima perda frontal







    captcha