Próteses de Mamas à Frente ou Atrás do Músculo?

Esse é um assunto muito comum no dia a dia do Cirurgião Plástico…

 

Tradicionalmente, e esporadicamente, as indicações de colocação, vias de acessos, e planos de colocação dos Implantes Mamários variam…

Há aproximadamente 20 anos, os tamanhos das próteses solicitados pelas pacientes, variavam de 190cc a 250cc. Depois de aproximadamente cinco anos, estes variavam desde 300c a 500cc, quando então, as pacientes começaram a pedir mamas maiores e mais vistosas, ao invés de proporcionais… Hoje em  dia, os tamanhos oscilam desde 250cc a 410cc na Clínica.

Com o advento desse aumento de tamanho, as indicações de planos de colocação, mudaram também. Os resultados de  17 anos atrás, até então duradouros, com implantes menores, passaram e não ser tanto assim, em alguns casos, com os implantes maiores. Isso porque as próteses colocadas em mamas já flácidas, que necessitaram da retirada de pele, acabavam cedendo mais rápido, por causa do peso. Quem sustenta o volume mamário é a pele. A variação também é devido ao tipo de pele, que varia de paciente para paciente… (flacidez,  colágeno, estrias…)

A indicação precisa de implante submuscular era para as pacientes que não tinham quase nada de tecido mamário, ou mesmo,  gorduroso nas mamas. E este advento era para disfarçar os colos das mesmas, deixando-as mais naturais.

De uns anos para cá, devido a esse aumento das próteses, e visando um resultado mais duradouro nas pacientes que fazem a Mastopexia (suspensão das mamas > com a cicatriz vertical ou em T invertido), mudamos a indicação do plano Subglandular, para Submuscular. Assim sendo, a musculatura age diminuindo o peso dos implantes na pele das mamas… o que acarreta menos descenso dos mesmos.

Cabe lembrar, que nesta técnica também pode sofrer queda das mamas, apesar de mais raramente (dupla bolha).

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *