É qualquer procedimento para a melhora da silhueta da região glútea… pode ser pela colocação de próteses de silicone, pelo lifting através de retirada de pele na cintura posterior, ou pela lipoescultura (preenchimento com gordura) da região.

Prótese Glútea: geralmente é feita com anestesia geral ou peridural, com a vantagem desta pela melhor analgesia no pós-operatório. Nesse período, a paciente deve cumprir todas as recomendações para evitar complicações, como aberturas de pontos, sangramentos etc. Pelo fato de serem colocadas dentro do músculo glúteo, ficam mais disfarçadas, diferentemente de técnicas antigas, onde ficavam artificiais. As próteses são introduzidas por uma incisão no sulco glúteo, bem escondida, e proporcionam aumentos maiores.

Lipoescultura Glútea: feita através de lipoaspiração da região lombar, das coxas e dos culotes, com a colocação dessa gordura nas nádegas para melhorar depressões comuns nessa região, ou mesmo para aumentar um pouco. Algo em torno de 30% da gordura é reabsorvida, e por isso são feitas hiper-correções, para descontar essa perda. O pós-operatório é mais rápido, porém o aumento é menor que o da prótese.

Pode-se ainda, associar os dois métodos, ou seja, lipoaspirar as regiões em volta do bumbum e aumentá-lo com as próteses, e até mesmo, colocar gordura ao redor da área do implante glúteo.

Lifting dos Glúteos: Cirurgia muito comum em pacientes pós-cirurgias bariátricas (do estômago), que cursaram com grande emagrecimento, e ficaram com excesso de pele e gordura na região acima dos glúteos, e até mesmo acima dos culotes (laterais).

Também é realizada com anestesia Raqui/peridural + sedação ou geral. Utiliza-se uma incisão em asa delta, na cintura posterior, logo acima dos glúteos. Pode-se descolar a pele e fazer a transposição de retalhos de gordura para aumento dos glúteos, ou mesmo retirar essa pele em excesso.

Cuidados como o repouso pós-operatório e a não exposição ao sol devem ser criteriosos, para se ter bons resultados.