A ginecomastia é uma patologia comum em homens de qualquer idade, mais comum após a puberdade e em idosos. Pode ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações, como os esteroides anabolizantes.

Pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e sociais simplesmente para esconder sua condição.

Pode aparecer como um excesso de gordura localizada; um excesso de tecido glandular; ou mesmo, uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular, e ainda, a ginecomastia pode ser unilateral ou bilateral.

A cirurgia é baseada na correção das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes. Geralmente é associada à lipoaspiração (à laser), pada dar um melhor contorno na região torácica, evitando-se irregularidades, causadas pela ressecção de grandes quantidades de tecido glandular.

De acordo com o grau da patologia, as incisões podem ser em meia lua ao redor das aréolas, ao redor de toda a aréola, quando se quer retirar mais pele, ou mesmo, com uma incisão no sulco abaixo das mamas, quando se resseca uma grande quantidade de pele.

No pós-operatório, são realizados curativos e sessões de drenagem linfática, para a redução do inchaço. Se colocados drenos, estes são geralmente retirados em 2 dias.

Em 2-4 semanas, poderá dirigir e academia, somente após 2 meses.