Tema de grande discussão até os dias atuais é a melhor maneira de se atuar no rejuvenescimento facial. Na verdade, não existe uma maneira melhor, mas um conjunto de procedimentos que se somam, na busca de uma melhor aparência da face.

Indicada para os pacientes com flacidez de pele, da musculatura e/ou queda do tecido gorduroso (bulldogs) a Ritidoplastia ou Face Lifting, promoverá o reposicionamento dos tecidos e a retirada dos excessos de pele.

Conhecida como “cirurgia das rugas”, é utilizada para levantar a pele flácida da face, as caudas das sobrancelhas e a pele do pescoço.

O processo de envelhecimento abrange não apenas a pele do rosto, mas também a musculatura, o tecido gorduroso e até os ossos. Através de incisões escondidas podemos acessar essas regiões e tratá-las de modo que o “rejuvenescimento” seja mais perceptível e mais prolongado.

A cirurgia é muito delicada e, por isso, demorada. A recuperação é praticamente indolor, principalmente quando associada à drenagem linfática pós-operatória. Pode-se também associá-la ao LAser de CO2 fracionado ou dermabrasão para a retirada de rugas finas (Estáticas).

Para se ter bons resultados a paciente deve ficar longe da exposição solar por um período mínimo de três meses, não deve fumar pelo menos por trinta dias antes da cirurgia, pelo risco aumentado de ulcerações na pele, causadas pela má vascularização pelo uso do cigarro, e fazer drenagem linfática pós-operatória, para alívio da dor e do inchaço, além da eliminação das toxinas.

Atualmente, temos associado enxertos de gordura ao Face Lifting. Desta forma, devolvemos o volume em certas regiões que ficaram mais achatadas pela atrofia e queda dos tecidos. A harmonia facial está ligada diretamente ao reposicionamento das estruturas e ao retorno do volume facial para ter um aspecto mais jovial.