A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo da mulher, com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger o organismo materno e, ainda, possibilitar a nutrição do bebê.

Essas modificações se tornam aparentes nos aparelhos cardio-respiratório, circulatório, digestivo, além de alterações metabólicas, endócrinas, dermatológicas e mamárias. Todas essas alterações podem provocar estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne, aumento exagerado de peso, mudando com isso a aparência da gestante, prejudicando sua auto estima, abalando de forma negativa toda gestação.

Por isso, sem dúvida, a gestação é considerada um período de grandes mudanças não só físicas, mas também emocionais.

Atualmente, sabe-se que a gestante pode sim realizar tratamentos estéticos, que juntamente com as recomendações médicas, auxiliam a manter uma boa aparência e bem estar durante esses meses tão importantes para a mulher.

Durante toda a gestação não é indicado o uso de qualquer aparelho de eletroterapia – todos os procedimentos são manuais e com produtos hipoalergênicos e não comedogênicos, e só podem ser iniciados após o 3° mês de gestação.

As massagens de drenagem linfática são muito úteis durante toda a gestação.

Os cuidados com o abdome, que sem dúvida é a região onde ocorrem as maiores transformações durante a gestação, são de grande importância, principalmente após o 6° mês.

Nos preocupamos com a hidratação adequada desse tecido para amenizar o surgimento de estrias através de massagens especiais, facilitando as trocas metabólicas dificultadas pela distensão da pele, mantendo com isto também a elasticidade do tecido.

Os membros inferiores também merecem atenção especial, para que não apareça (ou se agrave) a celulite e edemas (retenção hídrica), principalmente após o 5° mês de gestação