Segundo o Conselho Federal de Medicina, é necessário que o cirurgião plástico tenha dois anos de especialização em cirurgia geral mais três anos em cirurgia plástica para realizá-la, e assim possa prevenir e identificar qualquer complicação que possa surgir em tempo hábil.

A Lipoaspiração é muito utilizada para melhorar a silhueta corporal, é realizada no nível do tecido celular subcutâneo e não tem a finalidade de emagrecimento. É indicada para a retirada de gordura localizada. Deve ser feita com todos os cuidados pré-operatórios e em ambiente Hospitalar!

O período de recuperação é o melhor de todas as cirurgias. Quem se submete a ela pode retornar ao trabalho em poucos dias, dependendo da dor (que varia de indivíduo para indivíduo). Como não existem cortes (apenas pequenos orifícios), não necessita de grande sacrifício das atividades habituais. No terceiro pós-operatório, é iniciada a drenagem linfática, que promove o esvaziamento do excesso de líquido entre as células, melhorando a redução da dor e do inchaço.

Quando realizada na camada profunda de gordura almeja-se a retirada de maior volume, e na camada superficial (Lipoaspiração Superficial), o refinamento. Nesta, também promove-se a estimulação do colágeno e , por consequência, maior retração da pele.

Lipoescultura é o termo usado quando se aproveita a gordura aspirada para preencher deformidades ou mesmo, para promover o aumento de alguma região do corpo, como os glúteos. Sabe-se que 20-30% dessa gordura é reabsorvida, e por isso, faz-se “overgrafting” (hipercorreções) dessas regiões . Pode-se ainda, aproveitá-la para a Lipoenxertia facial, promovendo o rejuvenescimento da face, repondo o volume das maçãs do rosto, sulcos pronunciados, aumento dos lábios.

Cuidado: Hidrolipo é uma distorção amadora da Lipoaspiração com anestesia local, geralmente realizada por profissionais despreparados e mal treinados. Estes podem mutilar , deformar e arriscar a vida de pessoas que confiaram a eles, suas expectativas de ficarem melhores e mais bonitas!

A Laserlipólise é a lipoaspiração do tecido gorduroso com auxílio do Laser.

Pelos orifícios da lipoaspiração convencional, é introduzida a fibra óptica, que proporciona a aplicação do Laser e promoverá o “derretimento” da gordura de forma seletiva, evitando a lesão de vasos sanguíneos e nervos. Em seguida, a gordura liquefeita precisa ser retirada com o auxílio das cânulas convencionais, ou com o vibrolipoaspirador.

O laser permite que esta manobra seja realizada com mais suavidade, diminuindo os riscos do procedimento, acarretando menor sangramento, e conseqüente, menor roxidão no pós-operatório (equimoses). Outra vantagem do procedimento é uma maior retração de pele causada pela interação do Laser com o colágeno da derme, também chamado de “Skin Tightening”, especialmente nas regiões onde a pele for mais flácida. O tempo de recuperação é menor, pois o inchaço regride mais rápido.

É ainda indicado para a liberação da Fibrose no tecido gorduroso, sequela comum de lipoaspirações mal feitas, sequela de hematomas de abdominoplastias, etc. Pode ainda ser utilizado, para a liberação de celulite avançada, para depois ser enxertada com gordura.

O procedimento cirúrgico geralmente é realizado sob anestesia peridural + sedação, quando se obtém maior analgesia no pós-operatório. A alta hospitalar geralmente é no dia seguinte à cirurgia.