Trata-se de uma cirurgia para o levantamento da região periobitária, ou seja , ao redor dos olhos e/ou da região malar (abaixo dos olhos). Geralmente proporciona uma rápida recuperação pós-operatória, com o retorno mais breve às atividades cotidianas.

Troca-se aquela incisão (corte) de uma orelha à outra – tipo uma tiara e aquela na frente da orelha, por pequenos cortes na região do cabelo. Por meio de uma aparelhagem de vídeocirurgia, descolamos a região da fronte até as sobrancelhas e a região abaixo dos olhos (1/3 médio facial) para a liberação das adesões profundas e depois promovemos a elevação dessas estruturas com fios especiais ou tiras de materiais absorvíveis em aproximadamente oito meses (Endotine®).

Essa cirurgia é indicada para atenuar rugas na testa e na região da glabela (acima do nariz); levantamento das sobrancelhas, que propiciam um aspecto mais jovial; suspensão da região malar (bochechas) para atenuar os sulcos laterais à boca e devolver o preenchimento da “maçã do rosto”.

Por ser caracterizada uma cirurgia muito delicada, deve ser realizada por uma equipe bem preparada, em um hospital bem aparelhado, com anestesia geral ou sedação + anestesia local.

Os cuidados pós-operatórios incluem as drenagens linfáticas e os curativos (pequenos).

Pode-se ainda, fazer uso da cola de fibrina, que propicia uma maior aderência dos tecidos descolados, e assim menor sangramento e inchaço.

As vantagens desta cirurgia incluem o menor “downtime” , ou seja, recuperação mais rápida; menor sangramento por se trabalhar no plano próximo ao osso; e maior durabilidade, por se levantar todos os planos de tecidos da face e não somente a pele, como por exemplo quando se utiliza apenas fios de sustentação, do tipo “fio Russo®”, Silhouette® etc.